O exame radiográfico simples permite o estudo dos sistemas ósseo e articular, bem como dos órgãos localizados em cavidade torácica e abdominal. É amplamente utilizado na rotina clínica por ser relativamente rápido e de baixo custo.
As principais indicações são:
- Avaliação torácica (a radiografia de tórax é o primeiro método utilizado na avaliação das doenças cardiorrespiratórias, e também na investigação da área mediastinal. Em cardiopatas a alteração característica é a cardiomegalia associada ou não a congestão vascular pulmonar. É ela quem vai diferenciar se o paciente apresenta edema pulmonar, efusão pleural, pneumonia, bronquite, etc.)
- Fraturas (auxilia no planejamento clínico/cirúrgico por fornecer as informações sobre o tipo, localização exata e extensão).
- Artropatias;
- Diagnóstico de displasia coxofemoral;
- Lesões ósseas agressivas;
- Ingestão de corpos estranhos;
- Contagem do número de fetos;
- Avaliação de coluna vertebral;
- Identificação de cálculos vesicais ou uretrais;
- Retenção fecal;
O exame radiográfico também pode ser contrastado:
- Avaliação gastrointestinal;
- Avaliação esofágica;
- Avaliação do sistema urinário;
Como se trata de um exame que emite quantidades mínimas de radiação, a entrada na sala de exame de mulheres grávidas e proprietários menores de 18 anos não é permitida. Além disso, os proprietários que auxiliam na contenção de seu animal são devidamente protegidos com aventais e protetores de tireóide plumbíferos.
Realizamos o serviço para Animais Silvestres!!!
Para maiores informações sobre dia/horário de atendimento entre em contato conosco.
|